Espaço Cultural

Frank Sinatra – Coffe Song

Eu, pretensiosamente, achei que já havia escutado absolutamente todas as músicas cantadas pelo Franky. Ao menos todas as de alguma forma já comercializadas.

Uma pretensão debochada, é verdade, mas que tinha pelo menos um quezinho de fundamento, já que, dos meus 12 anos até hoje, não foram poucas as economias que fiz para ir comprando suas coleções. Fora suas biografias (impressa e em forma de filme).

Mas não é que a tecnologia de hoje vem do nada e páááááá : abaixa minha bola de repente….

E não foi apenas uma baixada de bola não. Foi tipo aquela bolada na cara que o fotógrafo do lado da trave recebeu do Branco no amistoso contra El Salvador logo antes da Copa de 94.

Mas porque tudo isso?

Vejamos:

1º Eu nunca havia escutado essa música (mesmo eu percebo depois que ela está longe de ser uma das mais raras dele);

2º Seu tema -inclusive seu título- é o café (uma das melhores invenções “do homem”);

3º Não é qualquer café: é o café brasileiro.

4º Não apenas menciona o café brasileiro. É especificamente sobre o café brasileiro e sobre a nossa paixão/obsessão por ele (a meu ver, as vezes até um pouco preconceituosa, ‘digassedipassage’);

5º Ele canta o nome de Santos. Sim, de Santos. (mesmo que confundindo o local de plantação com o local de armazenamento e de saída para exportação) (ok…no máximo o local onde também era feito seu rebeneficiamento) (“E o que é que tem isso?”, você diria… nada não…só é a cidade natal da minha esposa, onde moram os meus ‘novos’ familiares, e terra de muitxs dos mexs melhores amigxs….sem falar na Vila Belmiro, verdadeiro salão de festas corinthiano);

Bom, peço desculpas se essa minha pequena história tenha lhe dado muita expetativa no começo e te decepcionado depois. Mas, se serve como argumento, uma coisa valeu a pena vai: 7º a música é do Franky (ou seja: MUITO boa!).

“See ya”

Você sabia que seu navegador está desatualizado?

Para usufruir da melhor experiência utilizando nosso website, nós recomendamos que você atualize para a nova versão ou instale um outro browser. Apresentamos uma lista dos browsers mais populares logo abaixo.

Apenas clique em um dos links abaixo para baixar o navegador desejado:

Download Google Chrome

Google Chrome

Download Opera

Opera

Mozilla Firefox

Mozilla Firefox

Microsoft Internet Explorer

Microsoft Internet Explorer