Fagasclipping

Diretor da NBC é demitido após investigação do compliance da empresa

Fagasclipping: Notícias atuais selecionadas e comentadas.

Na empresa, todos, inclusive os membros da Alta Direção, devem ser ‘Friends’ das normas do compliance

 

Conforme já tivemos a oportunidade de registrar (aqui), a rede NBC (National Broadcasting Company) [i], além de contar com 240 emissoras de televisão (entre próprias e afiliadas), possui um dos três canais de televisão mais assistidos nos Estados Unidos (juntamente com a ABC e a CBS).

 

Só para se ter uma noção, em 1926 ela se tornou a primeira empresa de radiofusão permanente e de âmbito nacional dos Estados Unidos. De lá para cá, passou a ser controlada pela GE (General Eletrics) em 1986 e, em 28.01.2011, passou a integrar o gigantesco – e recém-criado – grupo NBCUniversal (administrado pela Comcast e do qual a GE possui 49% de participação), designado Steve Burke como seu diretor executivo (cargo ocupado por ele até o momento).

 

Foi também a primeira rede televisiva a fazer transmissões coloridas (em 1953) e, claro, aquela que transmitiu durante 10 anos uma das séries de tv mais famosas do mundo: Friends.

 

Pois bem.

 

Foi nessa empresa enorme, renomada e poderosa que o Sr. XYZ (nome obviamente fictício, para não expor o verdadeiro) ingressou, em 1995, como gerente de publicidade de afiliadas e de serviços promocionais. Sendo posteriormente promovido ao importante cargo de vice-presidente executivo de marketing e de desenvolvimento de afiliadas.

 

Ou seja: até ontem (27.03.2018), ele comandava, há quase 10 anos, todas as questões de publicidade e de marketing relacionadas às mais de 200 empresas afiliadas da rede NBC. O que, obviamente, é uma responsabilidade e um reconhecimento muito grande (lembrando que a Comcast, sua administradora, foi, em 2016, a terceira empresa do mundo no ranking de receitas com publicidade [ii], atrás apenas da Alphabet [iii] e do Facebook).

 

Todavia, como toda empresa que busca estar comprometida com uma cultura de integridade e de conformidade, a NBC possui seu departamento de compliance e este, como tal, é encarregado, dentre outras atribuições, de realizar investigações internas e de adequadamente reprimir (ou de recomendar a repressão de) eventuais condutas que violem suas normas internas.

 

E foi justamente em decorrência do resultado auferido em uma dessas investigações internas que a NBC decidiu demitir o Sr. XYZ.

 

Entretanto, até o momento, nenhuma informação sobre os motivos específicos de tal demissão foi publicada. Apenas a declaração oficial da empresa controladora (NBCUniversal) comunicando, de modo bem genérico, que ela se deu por conta dos resultados obtidos pelo compliance da empresa, após a realização de uma detida investigação e apuração interna.

 

Sendo assim, o que resta claro até o momento é que o Sr. XYS violou uma ou mais normas internas de integridade corporativa da empresa.

 

Portanto, tal como aconteceu no caso da Ford (sobre o qual já falamos em outra ocasião – clique aqui!), a demissão de Scot demonstra que em um efetivo Programa de Integridade (compliance), até mesmo os membros da Alta Direção estão passíveis de demissão em casos de descumprimento das regras de condutas da empresa!

 

___

Obs. Inscrevam-se aqui em nosso site e em nossas redes sócias, e estejam sempre antenados para o que de melhor acontece com Direito Público, Direito Publicitário e da Comunicação, Compliance, Direito Anticorrupção, Direito Parlamentar e Direito Eleitoral.

____________________

[i] Também conhecida como Peacock Network (por causa de seu logotipo em forma de pavão).

[ii]Top Global Media Owners 2017”, elaborado pela agência Zenith.

[iii] Dona de todos os “produtos” Google.

error: Content is protected !!